A dobra de chapa de aço é um processo comum e vital na indústria de transformação e amplamente utilizado por empresas atuantes no mercado do aço. A dobra de chapas de aço é a deformação ao longo de um eixo, criando uma mudança na geometria da peça. Semelhante a outros processos de formação de metal, a dobra de chapa muda a forma da peça de trabalho, enquanto o volume do material permanecerá o mesmo. 

Em alguns casos, a dobra da chapa irá produzir pequenas mudanças na espessura da chapa. Na maioria dos casos, no entanto, a dobra da chapa não irá desencadear nenhuma mudança na espessura do material. Além de criar uma forma geométrica desejada, o processo de dobra também é usado para: conferir resistência e rigidez a chapa de aço, alterar um momento de inércia de uma parte, garantir uma aparência estética diferente e para eliminar arestas vivas. 

Após os materiais serem cortados, são dobrados. Apesar de as atividades possuírem funcionamentos diferentes, acontecem em conjunto. Isso porque essa combinação garante um resultado eficaz sem riscos ou erros indesejados.